domingo, 22 de janeiro de 2012

Auto-estima - TRABALHANDO O SEU NOME

Objetivo: Dar oportunidade aos participantes para a reconstrução da sua identidade e da auto-estima.

Resultados esperados:
Reflexões sobre a origem do nome, a história que cada indivíduo carrega consigo,
despertar a sensibilidade, a afetividade, a auto–estima, valorização e aplicação celestial.

Necessita: Sala ampla, cadeiras em círculo.

O que você fazer:
1. O condutor solicita que cada participante informe o seu nome, se o mesmo lhe
agrada e de quem foi a escolha (pai, mãe, amigo da família, etc).

2. Ele ainda terá a liberdade de optar pelo nome que mais lhe agradar. A escolha e a origem do nome deverá ser esclarecida.

Pontos para discussão:
a) Por que o nome identifica uma determinação da pessoa e atrás disso há sempre
uma origem?

b) Por que, antes de nascermos, já existem expectativas na escolha dos nomes?

Aplicação:
O condutor deverá falar da importância dos nomes, a responsabilidade e necessidades legais de mantermos o nome “limpo”, e terminar com a reflexão bíblica que Deus nos dá em Apocalipse 2:7.

Temos aprendido que nome não é só uma combinação de letras, mas, é algo muito além... Ou seja, nome revela o caráter, e princípios do ser humano. Ao mergulhar na Bíblia, a palavra de Deus, nos deparamos com Jr 20:3, diz: e sucedeu que, no dia seguinte, Passur tirou a Jeremias do cepo. Então lhe disse Jeremias: o Senhor não chama o teu nome Passur, mas Magor-Missabibe. Esse nome significa terror em derredor, isso quer dizer que todos chamavam aquele homem de Passur, mais Deus passou a chamá-lo de terror em derredor. A pergunta é: como Deus te chama? Qual o seu nome diante dele? Será que Deus precisa mudar o teu nome? Ao longo da história bíblica, temos lido que Deus mudou o nome de várias pessoas, sabemos que tudo o que Deus faz tem um propósito, nada é por acaso.
Vejamos alguns exemplos de mudanças de nomes na Bíblia:
• Abrão, em Gn 17:5, Deus muda o nome de Abrão (pai elevado), para Abraão (pai de multidões), hoje conhecemos Abraão como o pai da fé.
• Jacó, em Gn 32:28, Deus mudou o nome de Jacó (suplantador, enganador), para Israel (aquele que luta com Deus).

Em Ap 2:7, o próprio Senhor nos promete que, se vencermos nos daria uma pedrinha branca, e com ela um novo nome, o qual ninguém conhece, somente aquele que o recebeu. Esse novo nome será um sinal para nós mesmo, um sinal de que vencemos e que agora um novo princípio, uma nova vida na eternidade, nos fará conhecermos a nós mesmo, e a glória é que, iremos ver o nosso nome, ou seja, o nosso caráter plenamente submetido a palavra de Deus.

Colaborador: Roberto Carlos Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário