domingo, 22 de janeiro de 2012

Jogo da Entrevista

A Criança e a Escola
“Os nossos filhos nos oferecem a oportunidade de nos tornarmos os pais que sempre gostaríamos de ter tido.”
Um pai anônimo
Justificativa
A maioria dos pais e das mães torna-se tão envolvida com a ideia de educar bem as crianças, de não falhar em nada, que a missão transforma-se em um processo cansativo, frustrante e de doloroso sacrifício. A proposta tem o propósito de auxiliar na compreensão de que o processo de educar pode ser muito sutil e espontâneo, contando com um número mais frequente de satisfação do que de irritação.
Descrição da Dinâmica
• O trabalho precisa ser iniciado com alguns dias de antecedência, pois envolve as crianças. Assim, dentro de um jogo, brincadeira ou pequena oficina, o professor pede aos pequenos que respondam ao questionário a seguir ou, no caso daqueles que ainda não sabem escrever, pode fazer por eles, como um entrevistador, por exemplo.

Questionário para criança Questionário para os pais
Quem é o seu melhor amigo? Quem é o melhor amigo do seu filho?
Qual é a sua comida preferida? Qual é a comida preferida do seu filho?
O que você mais gosta de fazer? O que seu filho mais gosta de fazer?
Qual o seu maior desejo? Qual o maior desejo do seu filho?

• O professor guarda, então, o material. No dia do encontro com os pais, propõe a mesma entrevista, ainda sem lhes contar que seus filhos também responderam à mesma entrevista. Quando concluírem o trabalho, entrega a eles a resposta da criança, para que possa comparar.
• Finalmente, o professor pede aos pais que eles próprios apontem os objetivos da dinâmica.
• Convém comentar que não é aconselhável contar às crianças que suas respostas serão comparadas com a dos pais, para não criar expectativas. Porém, depois da reunião , a professora pode relatar a elas sobre o trabalho realizado e sugerir que conversem com os pais, perguntando a eles o que acertaram, promovendo o diálogo.
Objetivos
Propiciar à família oportunidade para:
• Tomar consciência do quanto tem dialogado com o filho;
• Compreender a importância dos pais na vida dos filhos, como algo muito superior às orientações necessárias do dia a dia, mas se fazendo presente, convivendo com eles;
• Manifestar suas emoções e opiniões diante da dinâmica;
• Repensar maneiras apropriadas de integração com os filhos.

Observações: Uma variação bem interessante pode ser aplicada com os pais de adolescentes, perguntando-lhes as mesmas coisas, ou mesmo questões relacionadas ao período que vivenciam, tais como: qual profissão deseja seguir; quais são seus maiores medos; o que mais lhe aborrece com relação aos seus pais, entre tantas outras questões próprias da adolescência. Outra boa dica para usar com adolescentes é sugerir a troca de entrevistas, ou seja, convidar os filhos a elaborarem um conjunto de perguntas que gostariam de fazer aos seus pais, e comparar as respostas de pais e filhos dadas às mesmas perguntas.

Bibliografia
CAETANO, L. M. Dinâmicas para reuniões de pais: construindo a parceria na relação escola e família. São Paulo: Paulinas, 2009.

Colaboradora: Audrei Schlottag

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